
História de São Roque
-
São Roque foi fundada no dia 16 de Agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, conhecido também como Vaz Guaçu – O Grande. O nome de São Roque originase da devoção de seu fundador por este Santo. Atraído pelos encantos da região, Pedro Vaz estabeleceu-se com a família e cerca de 1.200 indígenas as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim, a cultivar trigo e uva.
-
Mais Tarde, imigrantes italianos e portugueses, cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho”
-
Em 1681, Fernão Paes de Barros, irmão do fundador, constrói a Casa Grande e a Capela de Santo Antônio em Taypa de Pilão, vindo esta a servir como parada e pousada das Bandeiras, que desciam o rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas, que em 1944 foi adquirida pelo escritor Mario de Andrade.
-
Em 1832, São Roque foi elevada à condição de vila e, em 1864, à categoria de município. E, em 1990, devido ao seu grande potencial no cenário histórico, artístico, ecológico e cultural, foi transformada em Estância Turística.
-
Com um ótimo clima serrano, paisagens belíssimas e povo hospitaleiro, São Roque dispõe de uma excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes, um amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região.
-
A apenas 60 Km de São Paulo e servido por duas grandes Rodovias – Raposo Tavares e Castello Branco – São Roque oferece aos visitantes, opções de lazer com ar puro e muita tranquilidade.
Estação Ferroviária
Construção da década de 1930, totalmente revitalizada e atualmente sede da Guarda municipal.
Casa Grande e Capela de Santo Antônio
Construída em 1681 por Fernão Paes de Barros, são edificações que remontam o mais antigo passado colonial do sul do País. Tombadas pelo IPHAN em 1947 já pertenceram ao escritor Mário de Andrade.
Centro Comercial do Taboão
Artesanatos, frutas, doces, conservas, lanchonete e playground. Largo do Taboão, s/nº.
Centro ECT - Brasital
Construída em 1890 pelo comendador Enrico Dell’Acqua, foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo. São 10.000 m² de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde onde você pode passear por uma trilha ecológica de 1.100 m,
Igreja da Matriz
Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte bem como seus vitrais em estilo mosaico, que contam a história do santo São Roque, e possui uma relíquia do antebraço do santo no altar.
Igreja de São Benedito
Construída por escravos em 1855, apresenta um estilo tosco típico da época à base de Taypa de Pilão.
Largo dos Mendes
Local de lazer com academia ao ar livre e playground.
Mata da Câmara
É a maior reserva ecológica da região. Reconhecida pela UNESCO como patrimônio da Humanidade. Encontra-se numa área verde de 54 alqueires de Mata Atlântica, repleta de mananciais e habitada por esquilos, lontras, veados entre outros animais e aves.
Morro do Cruzeiro
No local está localizada uma Cruz e a imagem do Padroeiro da Cidade, São Roque. No mês de julho é realizada importante novena que atrai centenas de fiéis.
Morro do Saboó
Vista privilegiada de toda a região do seu topo, alcançado através de trilha com caminhada de nível médio, podendo em dias claros visualizar a cidade de Sorocaba que está a 40 Km de São Roque.
Museu de Cera Alpino
Personagens da História do Brasil são retratados em cera. (Pedro Álvares Cabral, José de Anchieta, Dom Pedro I, Bandeirantes, Cangaceiros, etc).
Praça da República
O coreto e a fonte são as atrações do local.
Feira Permanente
Com produtores rurais, produtos agroecológicos, artesanato, artes plásticas, alimentação entre outros.